You are here
Home > Bairros e Áreas de Roma > Lo Zozzone: um ótimo lugar para comer na Praça Navona

Lo Zozzone: um ótimo lugar para comer na Praça Navona

Zozzo é a variante romanesca da palavra italiana sozzo, que vem a significar sujo, imundo, feio. Mas zozzo também tem uma conotação um pouco sexual, de alguém que está sempre pensando besteira, ou, digamos, um cara desbocado.

Então, em um ambiente goliárdico é isso que quer dizer um Zozzone: um desbocado, boquirroto.

Agora, vocês acham que em um lugar desses _se pensarmos somente no nome_ tem boa comida?

O melhor é que, tem, sim!

zozzone-piazza-navona-5

Etimologias à parte, Lo Zozzone é uma lanchonete/trattoria de sanduíches e pizzas recheadas, com uma ótima relação qualidade-preço, principalmente para quem quer comer um sanduba ou pizza gourmet, sem gastar muita grana. Vejam bem… Lo Zozzone já fazia coisas gourmet (na combinação dos ingredientes, e não na aparência dos pratos, porque, né, com esse nome já seria exigir demais) muito antes da gourmetização do mundo gastronômico. Essa é uma boa opção para comer na Praça Navona e arredores.

O que você pode comer por lá?

Aqui em Roma temos uma tradição muito forte da street food sem frescura. Geralmente são as pizzas al taglio (pizzas ao pedaço) e supplis. Isso sempre existiu na cultura local. Você tá com fome, ou saiu do trabalho e quer dar uma beliscadinha antes de chegar em casa? Passa na pizzaria e come um pedacinho de pizza.

Nos últimos anos, com a nova moda do street food gourmet, muitos lugares começaram a oferecer pizzas recheadas com ingredientes mais elaborados. Normalmente o sanduíche é feito com a pizza bianca (pizza branca), temperada somente com azeite extravirgem e sal. Esse tempero simples faz com que ela seja deliciosa mesmo sem recheio.

zozzone-piazza-navona

E dentro da pizza você escolhe o recheio que quer.

O exemplo mais simples e clássico da culinária romana é pizza com mortadela, ou para os íntimos, pizza e mortazza.

Aí, se você quiser dar um plus, pode pedir recheada com mortadella e carciofini, ou seja, mortadela e alcachofrazinhas. Geralmente são alcachofras bem macias conservadas no azeite. Há lugares que também possuem as alcachofrazinhas assadas.

Também é possível combinar queijos e presuntos, como uma pizza recheada com queijo pecorino di Pienza (um queijo de ovelhas originário de Pienza, na Toscana) e presunto de Parma.

zozzone-piazza-navona-4

Se você é vegano, pode pedir um sand somente com verduras grelhadas. Eu adoro! Geralmente são berinjelas (melanzane), abobrinhas (zucchine), pimentão (peperoni) e tomate seco (pomodori secchi). Se sua dieta permite comer queijos, aconselharia pedir para fazer um sanduíche de verduras grelhadas e queijo de cabra ou de ovelha.

Tudo é feito na hora e um sanduíche ou pizza recheada com uma bebida (refrigerante). custa aproximadamente 6 euros (com os recheios mais simples) e também há pizzas mais elaboradas que custam de 6-8 euros. Você também pode montar o recheio que mais lhe agradar.

Não se deixe enganar pelo nome… vá a Lo Zozzone.

Bom apetite!

Endereço: Via del Teatro Pace 32

Página no Facebook: https://www.facebook.com/Pizzeria-Zozzone-DI-ROMA

Leia também:

 

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com



Booking.com

Compre seus ingressos agora e pule a file!

Ingressos para o Coliseu, Museus Vaticanos, Galleria degli Uffizi e inúmeras atrações no mundo todo, sem ter que enfrentar filas.

Para mais ingressos, visite a página de ingressos do Roma Pra Você.

Similar Articles

One thought on “Lo Zozzone: um ótimo lugar para comer na Praça Navona

  1. O tema comida me encanta, e conhecê-lo através de quem mora no país ou cidade é sempre melhor. Só um local para dar dicas de bons lugares com bons preços. Gostei. Beijos.

Deixe uma resposta

Top
Close