You are here
Home > Comer e Beber > Comer bem e barato em Roma e Vaticano: pratos de 4 a 8 euros

Comer bem e barato em Roma e Vaticano: pratos de 4 a 8 euros

Será que é possível comer bem e barato em Roma e Vaticano? Se você estiver em Roma, e com vontade de bater um prato (não vale pizza, nem sanduba), mas procurando por um serviço sem firulas, rápido e, sobretudo barato, aqui vão dicas testadas e aprovadas.

A vantagem de um fast food de massas é que não há couvert, nem nenhum tipo de constrangimento para que você consuma nada a mais além do seu prato principal. Também vejo a vantagem no serviço rápido.


O campeão de audiência e preço: Pastificio Guerra

O Pastificio Guerra foi dica de um amigo do meu marido, que trabalhava ali por perto, quando no centro de Roma eram raras as opções para comer bem, barato e rápido. Sem ter que sentar-se à mesa, esperar o serviço, pagar o couvert e, no fim, gastar 15-20 euros!

Portanto, ali coladinho na luxuosa Piazza di Spagna (bem no centrão histórico de Roma), vemos pouco a pouco se formar uma fila, de italianos na pausa para almoço e turistas ávidos por uma refeição boa e barata.

O lugar é minúsculo, a gente come em pé, mas no preço são incluídos grátis a água e um copo de vinho.

Leia também: Pastificio Guerra e Pompi: almoço e sobremesa (dividida) por 6 euros

Endereço: Via della Croce 8, bem pertinho da Piazza di Spagna.


Lugares populares de chefs italianos: RistoRi e Pasta Chef

Seguindo um pouco a moda (já bem conhecida) de muitas capitais gastronômicas (sobretudo Paris), na qual muitos chefs estrelados também possuem restaurantes populares, lanchonetes, bares e até foodtruck com comida de rua, alguns chefs romanos também resolveram apostar na fórmula do prato principal econômico.

RistoRi

Massimo Riccioli, proprietário e chef do caríssimo (e maravilhoso!) restaurante La Rosetta, há pelo menos 6 ou 7 anos (ou seja, bem antes de virar modinha), já tinha a opção de refeições econômicas nas suas rotisserias. Agora, que a moda do fast food de massas firmou mesmo o pé em Roma, a sua rotisseria, ao lado da Praça Navona, continua com a tradição de oferecer pratos principais com precinhos camaradas.

Tudo é preparado no dia e a qualidade da matéria-prima é a mesma do restaurante. O lugar trabalha no esquema prato-feito com opções além do clássico prato de massas.

Um plus: as deliciosas “polpettas” (eu adoro a de berinjela e a de abobrinha) vendidas no local. Na rotisseria do Massimo tem boas opções para vegetarianos e veganos.

Endereço: Corso Rinascimento 83, bem pertinho da Praça Navona. Abre de segunda a sábado, das 11:30 às 21h.

Pasta Chef

Leopoldo Frigerio e Mauro Poddesù (italiano que morou vários anos em Florianópolis) se uniram criando um lugar genuíno: massas frescas, com molhos frescos, tudo preparado no local. Também há opção de saladas, couscous marroquinos e os pratos do dia seguem a sazonalidade dos produtos. Vale a pena gastar 1 ou 2 eurinhos a mais e saborear os risotos.

Com dois endereços em Roma e horário continuado (você pode almoçar em horários nos quais os restaurantes tradicionais estarão fechados), essa é “a massa gostosa e barata que você respeita”

O novo Pasta Chef no Gueto Judaico

Leia também: Deliciosos pratos gourmet a 7 euros. Sim, isto é possível no Pasta Chef

Endereços:

Via Baccina 42, Bairro Monti (razoavelmente perto do Coliseu) e Via dei Funari 21 (Gueto Judaico)

Shawarma Station: uma das melhores cozinhas árabes de Roma

O Shawarma é um lugar “desprovido de charme ou qualquer tipo de luxo e beleza”. Uma lanchonete árabe no estilo do Oriente Médio. Frequentado pelos “árabes” que moram na Itália e também por muitos italianos, é a tábua de salvação quando você: a) não aguenta mais comer massa; b) quer comer bem e barato.

Por lá tem quibe, arroz branquinho, arroz com lentilha, kebab (popularmente conhecido como churrasco grego), falafel (almôndegas de grão de bico), esfihas, etc.

Leia também: Shawarma Station: lugar baratinho e bom para comer perto de Termini

Endereço: Via Merulana 271

Preços: em média 5-6 euros.


Massa cozinhada na nossa frente: Mercato Centrale, em Termini

Uma das maravilhas do mercado gastronômico mais baladado de Roma é que ele tem um quiosque com uma cozinha aberta. Os chefs preparam todas as massas na nossa frente. Tudo fresquinho e super saboroso.

O prato do dia custa 7 euros e as demais massas 8 euros. Porção generosa.

Leia também: Comer bem em Roma no moderno Mercato Centrale em Termini


Vários tipos de comidinhas na caixinha de papel: Box!

Box é uma lanchonete em que todas as comidas são servidas em uma caixinha de papel. Então dá até pra gente comer enquanto caminha.

Há os principais tipos de massas italianas, verduras, couscous marroquino, almôndegas, mas o que eu gostei mesmo foram os arrozes orientais. Comi um delicioso arroz basmati com molho shoyu, cebolinha e camarão.

Endereço: Via Cicerone 29 (perto do Castelo Sant’Angelo e do metrô Lepanto, linha A)

Site: http://www.boxfoodtruck.it/

Preços a partir de 5 euros.


Outros endereços, de massas a partir de 5 euros

A seguir faço uma lista de lugares já testados e aprovados, que também oferecem pratos de massa nessa faixa de 5 a 7 euros

No Trastevere

No bairro das tradicionais trattorias e cantinas italianas, ou dos bares descoladinhos do momento, também há um lugarzinho para boas refeições econômicas e preparadas na hora.

Endereço: Via del Moro 37/D

Preço: 6 euros

No Vaticano | Pasta & Sugo

Minha única reclamação desse lugar (pelo menos no dia em que fui) é que detesto restaurante que coloca aquele miserê de queijo ralado em cima da massa. Pedi mais, a moça botou, mas senti que ela estava racionando o queijo. No demais, a massa estava boa, serviço rápido e com polidez.

Endereço: Viale Germanico

Preço: 5 euros

Fratelli De Luca – Salad and Juice Bar 

Fratelli De Luca é “o lugar” para quem gosta de comidinhas frescas e saudáveis: sucos, centrífugas, saladas, sanduíches, iogurte grego com vários tipos de mel e… deliciosas batatas assados com recheios.

A minha preferida é a batata recheada com Hummus, mas não desdenho daquela como creme fresco e salmão defumado.

Batata com hummus (creme de grão de bico) e pinoli tostado.
Batata com creme azedo e lascas de salmão defumado. Junto com um suco de romã

Endereço: Via Silla 38 (esquina com Via Germanico)

Site: http://www.fratellideluca.com/

Preço das batatas recheadas: a partir de 4,50 (com hummus) e 5,00 (com salmão).

Na Praça Navona | Il Pastaio di Roma

Comi uma massa com ragu (molho a bolonhesa) bem gostosinha. Minha única implicância (no dia em que fui) é que o molho estava “com anemia”. Botaram pouco molho de tomate! No demais, a massa estava boa, serviço rápido e com polidez.

Endereço: Via dei Coronari 102

Preço: 5 euros

Entre Praça Navona e Castelo Sant’Angelo | Pizzeria Romana Al Taglio

Essa pizzaria al taglio modernex está no caminho entre a Praça Navona e o Castelo Sant’Angelo (efetivamente uns 5-7 min a pé da Praça Navona). Gosto porque eles quase sempre têm opção de sopas quentes no outono/inverno e saladas/sopas frias no verão.

Endereço: Via del Governo Vecchio 136

Preço das sopas e saladas: 5-6 euros

No Coliseu | Panificio Disa

Esta panificação a poucos metros do Coliseu prepara diariamente algumas “marmitinhas” com o prato do dia: geralmente há 2 opções de massas, 2 de carne e verdurinhas como acompanhamento. A lasanha de berinjela e as almondegas estavam deliciosas. A cada dia o menu muda, mas quase sempre há lasanhas.

Na hora do almoço a gente vê as porções já prontinhas. Comidinha caseira e saborosa. O pratinho abaixo com 6 almondêgas de vitelo, pão e pizza branca custaram 4 euros.

Endereço: Via di San Giovanni in Laterano 64.


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

12 thoughts on “Comer bem e barato em Roma e Vaticano: pratos de 4 a 8 euros

  1. Morri com este texto! Bom e barato falou mesmo minha língua. Além do mais, descrição e imagens estão mesmo de encher os olhos de tanto prazer e vontade de estar em Roma exatamente agora! 🙂

  2. Gente, comida barata é a melhor dica! Pena que li o post com fome, agora vou ter que arrumar uma batata com hummus! Nunca tinha pensado nessa combinação e não posso ir até Roma experimentar agora! hahaha Post guardado para a próxima viagem! Bjo

  3. Luciana, que post ótimo! Posso dar uma sugestão: abra uma aba no menu principal só para dicas de restaurantes em Roma, os leitores vão adorar esta facilidade. abraços e parabéns pelo blog.

  4. Luciana, vc conhece um lugar chama Che Pasta! Pasta Bar perto da Igreja de San Luigi dei Francesi? Pasta fresquissima, maravilhosa e preço incrivel( 5,90 um prato massa com uma agua).

  5. Só quem conhece Roma, com seus ‘n’ ristoranti para turistas, caros e ruins, sabe o quanto dicas como essa são importantes.

  6. Adorei as dicas!! Muito úteis! Vou a Roma em novembro e fiquei com dúvida: e quando a gente não suporta queijo ralado? Da pra pedir pra não colocar sem eles matarem a gente? Rs e fiquei na dúvida de como pedir, pq n falo italiano! Beijos!

    1. Pode sim, claro!
      Na verdade a maioria dos restaurantes coloca o potinho de queijo na mesa, de modo que o cliente se serve se quiser.
      Bjs,
      Lu

Deixe uma resposta

Top