You are here
Home > Transporte > chegada em roma > Chegar ou Sair de Roma de carro: estradas e dicas

Chegar ou Sair de Roma de carro: estradas e dicas

Aqui no blog há muitas dicas de transporte para quem chega a Roma e para quem vai se locomover pela cidade. Chegou a vez de explicar como chegar ou sair de Roma de carro, de e para outras localidades da Itália.

A A1, a principal autoestrada italiana, passa por Roma

Ficando bem no centro da Itália, Roma é cortada pela A1, a principal autoestrada italiana, também conhecida como Autoestrada del Sole (Autoestrada do Sol). Por que esse apelido? Porque ela é a principal artéria para quem quer chegar às maravilhosas localidades de praia do sul da Itália.

chegar-em-roma-de-carro-2

A A1 na verdade começa em Milão e termina em Nápoles, passando por três grandes cidades: Bolonha, Florença e Roma. Portanto, o principal eixo dos seus 759 quilômetros de extensão toca “cidades turísticas estratégicas”. Você só precisa subir no carro e dirigir em linha reta, seguindo os cartazes para chegar em Roma vindo de qualquer uma das cidades acima ou sair de Roma para qualquer uma dessas cidades.

Mas e se o seu destino for mais além?

Obviamente você usará a A1 combinada com outra autoestrada: A3 (Napoli-Reggio Calabria), A11 (Firenze-Pisa), A12 (Roma-Civitavecchia) e assim em diante.

Todas as autoestradas estão sujeitas a pedágio e a grande maioria possui três pistas (pelo menos a A1, sim, e do Norte do país até Nápoles também, depois a gente “segura na mão de Deus e vai”): à esquerda velocidade até 130km/h, a do meio velocidade até 100km/h e a pista à direita até 80 km/h. Tudo muito teoricamente, claro. Afinal… você está na Itália! (e nessa exclamação vai toda a minha estupefação)

As SS (Strade Statali) ou estradas estaduais

Depois das autoestradas, temos as SS (Strade Statali) ou seja, as estradas estaduais. A grande maioria delas é gratuita, com exceções quando cruzam com alguma autoestrada local (cujo custo é “simbólico” e não por quilometragem). Algumas estradas estaduais percorrem o antigo traçado das estradas consulares construídas na época dos antigos romanos, para ligar a capital do império às outras localidades espalhadas pelo território itálico. A Salaria sai do centro de Roma e chega até o Mar Adriático, de onde é possível embarcar em um ferry e viajar até a Croácia, por exemplo.

chegar-de-carro-em-roma-3
Um trecho da Cassia, indo para Viterbo. Depois disso é seguir para a Toscana (Siena).

Ou a Via Aurelia, que começa ali perto da Basílica de São Pedro e conduz até Pisa, na Toscana.

A Via Cassia é a estrada que liga Roma a Siena, passando por Viterbo. Grande parte do caminho cortado pela Cássia é de cidadezinhas fantásticas ao Norte de Roma e ao Sul da Toscana

Sair e chegar em Roma passando pelas estradas estaduais requer mais tempo, e também saber que passaremos por muitos bairros com trânsito pesado (Hello, Aurelia!) e que, ao se afastar do centro da cidade, o trânsito é menos intenso, mas por passar por muitas cidadezinhas do interior, o limite de velocidade é muito baixo e o nível de atenção deve ser altíssimo.

chegar-em-roma-de-carro-4
As placas das SS e estradas menores são laterais. E nem sempre é fácil ler rapidamente o que a gente quer/precisa ver

As estradas estaduais possuem trechos com ótima manutenção e qualidade, e trechos cuja qualidade e manutenção do asfalto deixam a desejar. Elas alternam pistas de dois sentidos, com pista de um único sentido.

Saiba que se percorrer as estradas estaduais é sempre altamente aconselhável ter presente um GPS ou o bom e velho mapa de papel. Nem sempre as estradas secundárias possuem uma ótima sinalização. Já vivemos inúmeras situações dos “mapas sumirem” e ficarmos rolando em círculos até acharmos outra placa ou alguém que pudesse nos dar uma indicação. Inclusive uma vez, desistimos de ir a uma cidade. Explico: estamos voltando da Toscana, e uns amigos nos telefonaram dizendo: estamos na cidade tal, passem por aqui, assim comemos alto juntos e vocês voltam para Roma. Rodamos muitas vezes em círculo e desistimos.

No final achamos uma placa, mas ficamos temerosos de continuarmos rodando em círculos. Telefonamos para os nossos amigos e viemos embora. Isso, claro, na era pré-GPS!

GRA: Grande Raccordo Anulare, a autoestrada mais amada e odiada pelos romanos

Roma tem a sua “grandea autoestrada”, o Grande Raccordo Anulare, popularmente conhecido como “Raccordo” e sinalizado como GRA.

O GRA na verdade é um anel viário que circunda a cidade. Ele tem saídas para todas as zonas de Roma (Norte, Sul, Leste e Oeste), tem saídas para as “estradas consulares” (Cassia, Aurelia, Tiburtina, Nomentana, etc.) e todos os bairros possuem setas indicando como chegar ao GRA.

gra_cartello_rm
Wikimedia Commons – Licença Gratuita

 

Qual a finalidade desse anel viário? Se você precisar ir de um lado ao outro da cidade, ao invés de cortar Roma de Norte a Sul, você sai do seu bairro, entra na autoestrada circular, depois escolhe a saída mais próxima ao bairro de destino.

A ideia é fantástica porque economiza tempo, afinal, o GRA possui três pistas. O problema é que desde a sua construção, nos anos 60, houve um aumento de população e de número de carros, então há trechos do GRA que estão sempre engarrafados.

gra

O GRA é uma autoestrada gratuita, sem pagamento de pedágio. Mesmo que, alguns políticos, já tenham tentado fazer essa loucura.

Estações de Serviço

As autoestradas são super bem servidas com estações de serviço. Ali é possível abastecer o carro, mas também há enormes lojas de conveniência conhecidas como AutoGrill (o nome do grupo empresarial mais dominante), e também há áreas para simplesmente parar o carro e tirar um ronco, se necessário.

autogrill1
Divulgação

As estradas estaduais também possuem estações de serviço, geralmente menores, e mais raras de encontrar.

Outra dica fundamental: se viajar nas estradas estaduais, evite deixar para abastecer o carro na última hora porque você pode dirigir por quilômetros e quilômetros até encontrar um posto de gasolina. Nem todas as SS possuem estações de serviço, mas simplesmente postos de gasolina e muitos são self-service, você mesmo abastece o seu carro.

Ao viajar nas autoestradas, existem placas dizendo a quantos quilômetros se encontra a próxima estação de serviço.

Site muito útil para quem vai viajar de carro

AutoStrade é o site oficial das autoestradas italianas, com cálculo de percurso e custo do pedágio. Também há mapas interativos, para saber onde fica determinada localidade, tráfego em tempo real e até a previsão do tempo.

Link: http://www.autostrade.it/autostrade-gis/percorso.do

Boa Viagem!



Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top