You are here
Home > Atrações > Canhão do Gianicolo: o canhão que marca o meio-dia em Roma há 170 anos

Canhão do Gianicolo: o canhão que marca o meio-dia em Roma há 170 anos

Se você estiver caminhando pelas charmosas ruas do Trastevere, ou se estiver em um dos mirantes panorâmicos do Gianicolo ao meio-dia em ponto, não se assuste ao sentir um tiro de …canhão! Sim, isso mesmo! Há quase duzentos anos existe a tradição de disparar um tiro de canhão para indicar o meio-dia.

Desde a época dos antigos romanos, existia um enorme problema em saber exatamente a hora do dia.

Foram sempre utilizados vários instrumentos _sobretudo baseados no o horário do amanhecer e do entardecer, e n posição do sol no céu_ para estabelecer o famoso que horas são?

Se era bem fácil saber quando era manhã, quando era tarde e quando era noite, estabelecer a hora exata era um enorme problema.

Ademais, baseando-se na posição do sol, como fazer nos dias de céu nublado? Ou no inverno quando há menos horas de luz?

Então, marcar as horas era um problema que acompanhou o homem por milhares de séculos.

O relógio solar da época de Augusto (27 ac-14 dc).

Um dos principais métodos antigos era a meridiana ou relógio solar.

Na época do imperador Augusto existia o Horologium Augusti, ou seja, uma meridiana que utilizada como “ponteiro”um enorme obelisco egípcio, do sexto século antes de Cristo. Hoje este obelisco fica na Praça Montecitorio. Ele foi trazido do Egito em 10 a.C. e foi construído no séc. 6 a.C.

O obelisco egípcio que ficava no meio do relógio solar de Augusto.

Ao longo dos séculos e antes da invenção do relógio, continuaram as tentativas de marcar a hora exata.


Como nasceu o tiro de canhão?

Por muito tempo eram as igrejas a indicarem pelo menos a manhã, o meio-dia, a tarde e a noite com o badalar dos sinos. Era também o convite para que os fiéis participassem pelo menos das missas matutinas e vespertinas.

Em 1847, o Papa Pio IX decidiu que todos os dias, um canhão disparia ao meio-dia, e depois do disparo do canhão as igrejas começariam a tocar os sinos. Pelo menos era possível saber quando era meio-dia!

No início do séc. 19, o canhão disparava do terraço do Castelo Sant’Angelo. A partir de 1904 ele foi transferido para o Gianicolo, uma das colinas mais lindamente panorâmicas de Roma.

Após a tradição ter sido suspensa durante as guerras mundiais, desde 1959 o canhão dispara pontual e diariamente ao meio-dia.


Onde ver o disparo do canhão?

O disparo é executado pelos militares do exército italiano, bem na direção da estátua equestre de Giuseppe Garibaldi. O canhão fica no mirante anterior, o qual tem vista panorâmica para a cidade (o outro mirante tem vista para a cúpula da basílica de São Pedro).


Como chegar ao Gianicolo?

Se seu preparo físico assim o permitir, são uns 15-20 minutos de caminhada do Trastevere até lá. Caso contrário, pegue o ônibus 870 nos arredores do Castelo Sant’Angelo.

Caminho a pé

De ônibus: linha 870, com ponto final na Via Paola


Leia também:

Passeio pelo Gianicolo: uma vista panorâmica espetacular de Roma


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top