Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Biscottificio Innocenti, no Trastevere: Antiga Fábrica de Biscoitos e Doces

Passear pelos caminhos menos batidos do badaladíssimo Trastevere reserva muitas surpresas, uma delas, com certeza, é sentir os aromas e apreciar e beleza retrô do Biscottificio Innocenti.

Gosto muito de brincar com uma realidade pouco conhecida do Trastevere. A apelidei de “o lado B do Trastevere”. Falo daquela parte que está mais próxima à Isola Tiberina, a pequena ilha plantada no Rio Tibre e que separa o bairro do Gueto Judaico.

Foi perambulando pela Via della Luce _em direção à Igreja de San Francesco a Ripa, em busca de uma das obras-primas de Gian Lorenzo Bernini, o Êxtase da Beata Ludovica Albertoni_ que reparei na pequena fábrica de biscoitos retrô, o Biscottificio Innocenti.

Leia mais:

A fachada com grandes janelas de vidro, as grandes portas de madeira e o ambiente que parou no tempo, parecem nos conduzir em uma viagem em busca do tempo perdido.

Ali tudo nos faz lembrar a genuinidade de outras épocas. O ambiente é simples, mas atraente. Não há nada de chique, nem de rebuscado ou moderno. Parece mesmo que estamos em um filme anos 60.

Assim que entramos, ao mesmo tempo que admiramos a atmosfera, nossos sentidos são invadidos por uma série de sensações. Nossos olhos são atraídos, como já disse, pela atmosfera um pouco retrô e que nos remete imediatamente àquela Itália da cozinha da nonna e da mamma italiana.

Mas não termina aí. Nosso olfato dança uma valsa com os aromas de pizzas, biscoitos, suspiros, castanhas e nozes torradas para a fabricação dos biscoitos.

Tudo isso também aguça, e muito, o nosso paladar. Se estivermos com muita fome, acredito que começaremos imediatamente a salivar.

Uma paciente e atenciosa senhora me serviu, e do meu lado duas clientes muito idosas, moradoras do bairro, batiam papo enquanto encomendam o lanche para o aniversário dos netinhos, ou os biscoitos para o chá da tarde.

Entre doces e salgados, escolhi um saquinho com uma dúzia de brutti ma buoni. Meus planos são de comê-los na hora do lanche, junto com meu marido, enquanto fazemos um bom e perfumado café.

Mas a tentação falou mais alto: assim que paguei e sai do local, abri o saquinho de biscoitos prometendo comer só 1 ou 2. Daí a promessa passou para 3, e quando me dei conta havia devorado uma dúzia de biscoitos. Um atrás do outro.

Ah! Se você não conhece os biscoitos brutti ma buoni (feios mas gostosos), posso apresentá-los como “primos pobres” do macaron porque os ingredientes são semelhantes: merengue, mel e avelãs ou nozes tostadas e esmigalhadas.

O prazer começa na vitrine, observando os biscoitos, bolos e doces. Tudo feito aqui.

Se estiver à procura de “sabores de outros tempos” no Trastevere, o Biscottificio Innocenti é uma ótima pedida.

Biscottificio Innocenti

Via della Luce 21

Dias e horários:  seg-sáb 8:00-20h, dom 9:30-14h

MAIS DICAS PARA COMER NO TRASTEVERE

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

7 respostas

  1. Já tinha lido sobre o lugar em outro site. Os doces devem ser bons mesmo. Estão com uma cara boa.

    1. Oi, Ricardo,
      São biscoitos bem artesanais, sem muitas firulas ou sofisticação, mas é tudo fresquinho e feito no mesmo dia.
      Eu adoro esse lugar.
      Abs,
      Luciana

  2. Uma boa dica, sábado passado, dia 03/06, sobrou tempo antes de irmos ao Aeroporto e demos uma passeada por lá. O lugar é retrô mesmo, cara de “antigamente”, os aromas deliciosos, acabamos trazendo quase um quilo de biscoitos para São Paulo. Só tinha uns com muito gosto de gengibre que não gostamos, mas outros deliciosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!