You are here
Home > Comer e Beber > As melhores sorveterias do Centro Histórico de Roma

As melhores sorveterias do Centro Histórico de Roma

 tour guiado em roma 728x90

Provar o verdadeiro gelato italiano é um dos pontos altos de uma viagem à Itália. Não importa a estação do ano: as sorveterias italianas ficam abertas 365 dias. O produto é tão bom, que mesmo no inverno encontramos quem compre sorvete. Muitas das principais sorveterias das cidades, grandes ou pequenas, também fornecem o produto para bares e restaurantes, então, a demanda pelo produto não para.

Escolhi apresentá-los as melhores sorveterias “turísticas” de Roma. Elas são famosas porque estão em todos os guias turísticos. Não é somente por isso, mas também porque muitos estabelecimentos ganham reconhecimento do público local. Acho que ano após ano, essas gelaterie italianas, continuam trabalhando e mantendo a qualidade do produto no nível 4-5 estrelas.

sondaggio-gelato

[Cono é o sorvete de casquinha e Coppetta é o sorvete de copinho]

Hoje em dia já conheço muito bem as melhores sorveterias “turísticas” de Roma. Então quis ir um pouco além da sugestão do meu livro: ando provando muitos outros sorvetes e logo vou dar mais dicas interessantes.

Uma das cinco sorveterias, a Gelateria della Palma, continua sendo a minha sorveteria do coração. Afinal, conseguir fazer com maestria 150 sabores de sorvetes, inclusive utilizando leite de soja para quem tem intolerância ao leite de vaca, não é para qualquer um.

E quando falo de “sorveterias turísticas”, falo dos estabelecimentos comerciais que estão ao alcance do turista, ou seja, em pleno Centro Histórico.


A lista das minhas preferidas:

sorveteria-em-roma
Foto: Divulgação

Gelateria della Palma: Fazem aproximadamente 150 sabores (porque possuem uma boa seleção de sorvetes feitos com leite de soja). No verão costumam fazer sorvete de champanhe. Um paradoxo, mas o sorvete de champanhe foi a minha primeira decepção em anos e anos de sorvetes comprados por lá. Minha nota: dez com laude! Como essa sorveteria está a cerca de 50 metros da sorveteria San Crispino, aproveite, deguste e compare! Endereço: Via della Maddalena 19/23 (bem pertinho do Pantheon)

sorveteria-em-roma-2


Fassi: a Gelateria Fassi é uma sorveteria com mais de 120 anos de história, serviu sorvete aos soldado americanos que ajudaram a liberar a Itália dos facistas e nazistas, está em um bairro histórico (Esquilino), que aos poucos está deixando de ser um bairro “feinho”, para se tornar um bairro com um mix cultural interessante.

O ponto forte da sorveteria Fassi são as tortas e semifreddos de sorvete. Principalmente as de nozes, chocolate, pistache e avelã. Para as tortas e semiffredos eu dou nota 10 cum laude. Endereço: Via Principe Eugenio 65, perto da Estação Termini.


San Crispino: são cinco lojas em Roma, e a arte do sorvete também passa de geração em geração. Possui os sabores clássicos e às vezes alguma nova invenção. Quem quiser passar por lá, há uma loja pertinho da Fontana di Trevi e outra a menos de 50 metros do Pantheon. Nunca fui muito fã de sorvete de chocolate, mas o deles é muito gostoso. Endereço: Piazza della Maddalena 3 (2 minutos a pé do Pantheon)

sorveteria-em-roma-3
Merengue al caramelo e torrone aromatizado com rosas! Teria comido uns 10 copinhos de torrone com rosas. Sabor único! Provem!
sorveteria-em-roma-4
Fazem aproximadamente 20 sabores, se comparados com outras sorveterias não é nada. Mas o lema deles é fazer pouco, mas com sabor excelente.

Giolitti: Ela também está bem perto do Pantheon. Ficou ainda mais famosa porque foi lá que levaram Michele Obama e as filhas para tomar sorvete, quando o Presidente Obama ainda estava no seu primeiro mandato. Esse bar e sorveteria abriu em 1900! Em dias mais quentes fica uma fila enorme do lado de fora. Endereço: Via degli Uffici del Vicario 40. Fica quase ao lado do Café Espressamente Illy, que citei no post sobre os melhores cafés de Roma.

sorveteria-em-roma-5

 

sorveteria-em-roma-6


Gelateria del Teatro: sorveteria artesanal, a Gelateria del Teatro não faz uma quantidade enorme de sabores, mas todos são muito deliciosos. Trabalha praticamente com os sabores da temporada, ou seja, os sabores de fruta quase sempre só estão disponíveis na temporada da safra. Um dos charmes da loja é ver os sorveteiros trabalhando os produtos (o laboratório tem uma grande parede de vidro que dá para a rua) e, além dos deliciosos sorvetes, também fazem chocolates e pequenos doces. Endereço: Via dei Coronari 65/66


Ciampini: coloquei o Ciampini por último porque é a sorveteria mais inusual para mim. Na verdade eu sempre vou ao restaurante, mas eles também tem um bar e no verão oferecem sorvete. Fato está, que pedi um sorvete de sobremesa após o almoço: creme e morango. Me arrependi de ter pedido o morango também, porque o creme era tão bom, mas tão bom, que fiquei com pena de ter pedido um outro sabor. Quando terminei de tomar o sorvete, tive um forte ímpeto de pedir mais um sorvete de creme, mas, como ainda tínhamos mais algumas ambições gastronômicas, me segurei. Então, fica a dica: provem o sorvete de creme do Ciampini. Endereço: Piazza Trinità dei Monti S/N


OUTRAS DICAS DE SORVETERIAS EM ROMA


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

10 thoughts on “As melhores sorveterias do Centro Histórico de Roma

  1. Pingback: La Gourmandise: sorvetes gourmet com sabores ousados | Turismo em Roma
  2. Para ter uma ideia de quantos sorvetes vou tomar por dia 😉 haha , quanto custa um sorvete de casquinha? 🙂 aqui um baccio de late ou vipiteno sai por R$12 o médio.

    Thanks!

Deixe uma resposta

Top