You are here
Home > Arquitetura > Conto de fadas e arquitetura moderna em Roma, no bairro Coppedè

Conto de fadas e arquitetura moderna em Roma, no bairro Coppedè

Apesar de ser chamado bairro Coppedè, essa área de Roma batizada com o sobrenome do arquiteto que a criou, na verdade é um conjunto de apartamentos e sobrados, espalhados por um quarteirão do elegante bairro Trieste.

Muitos dizem que Gino Coppedè foi uma espécie de Antonio Gaudi italiano, ou seja, um arquiteto com um gosto arrojado e que conseguiu imprimir a sua personalidade, seus gostos pessoais e gênio criativo, dando nome a um estilo arquitetônico.

quartiere-coppedè-2

Se a afirmação é correta ou não, fato está, é que Coppedè além de arquiteto, também era escultor e decorador. Tudo isto fez com que suas construções possuam um quê de arquitetura e artes decorativas.

coppedè-roma-7

Se hoje em dia podemos ver somente as fachadas dos prédios e dos sobrados, todos sabemos que Gino também participou ativamente da decoração e da escolha dos materiais para decorar os cômodos de cada imóvel com mármores, estuques e mosaicos. Isso fez dele um interior design dos seus próprios projetos de arquitetura.

coppedè-roma-2

Tudo começou em 1915, quando uma empresa de construção civil privada decidiu criar um lote de casas e apartamentos para clientes da média burguesia, entre os bairros Nomentano e Parioli, bairros de classe média e alta.

coppedè-roma-3
Essas casas se chamam villino delle fate: sobrado das fadas!

Inspirando-se no estilo Liberty, Coppedè criou então prédios decorados de um modo que lembra quase o realismo mágico, um cenário de conto de fadas: lampadários em ferro batido, altos e baixos relevos em mármore travertino (o mesmo mármore usado nos monumentos romanos), azulejos e cerâmicas formando figuras mágicas e símbolos exóticos quase (senão) esotéricos.

coppedè-roma-4

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

Em muitas fachadas encontram-se brasões e animais grotescos com suas bocas abertas. Também há figuras de meninos, abelhas, falcões, anjos, frutas e folhas.

coppedè-roma-5

O bairro Coppedè é inspirado e inspirou o cinema: o enorme arco de entrada do bairro, que liga a Via Tagliamento à Piazza Mincio, na verdade, lembra a enorme boca do filme épico mudo Cabíria, de 1914.

bairro-coppedè-romaa

No bairro reina um silêncio absoluto e, ao entardecer, a luz baixa do sol e as cores e figuras decorativas dão um ar um pouco misterioso ao local. Não por acaso, desde os anos 60 aqui foram rodados alguns filmes de mistério e noir, como “La ragazza che sapeva troppo” (1960) di Mario Bava, “Il profumo della signora in nero” (1974) di Francesco Barilli, “Il presagio” (1976) di Richard Donner e “Inferno” (1980) e “L’uccello dalle piume di cristallo” (1970) de Dario Argento, mestre do noir italiano.

coppedè-roma_6

Taí um passeio interessante, para conhecer um lado mágico e também da arquitetura moderna em Roma.

bairro-coppedè-roma

Como chegar ao Coppedè:

Os modos mais fáceis são pegar os ônibus 63 e 83 (no centro de Roma) ou o bonde 19 (que passa na Porta Maggiore e vai até a Piazza Risorgimento, no Vaticano). Para saber o percurso dos meios de transporte, consulte o site: http://www.atac.roma.it/index.asp?lingua=ENG nos links ROUTE PLANNER e FIND YOUR BUS


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top